Terça, 21 Fevereiro 2017 10:53

Antônio Prado de Minas, a 1ª cidade em Minas Gerais e a 9ª do país em qualidade de vida segundo Revista Exame

A cidade de Antônio Prado de Minas (38 Km de Muriaé) foi eleita uma das melhores cidades do país em qualidade de vida, a afirmação é da Revista Exame que trouxe em suas edições impresso e On line uma pesquisa sobre o assunto, segundo levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para chegar ao resultado, o estudo levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

Nossa reportagem foi a Antônio Prado de Minas e a viagem começou pela BR-356 até o Trevo de Eugenópolis/Patrocínio do Muriaé, passando pela cidade de Eugenópolis e depois andamos mais 13 Km até Antônio Prado, tudo asfalto, no total, 45 minutos de viagem.

Logo na entrada um projeto que incentiva o esporte, a academia ao ar livre, e próximo a faixa parabenizando a cidade por ser um das melhores do país em qualidade de vida. Andamos a pé por toda a cidade que é pequena, com menos de 2.000 habitantes, quase toda cercada por municípios do estado do Rio de Janeiro, pois as divisas ficam ainda dentro da área urbana. O município todo tem apenas 85 km2. A população é hospitaleira. Uma conversa aqui, outra ali, convites para cafezinho, água, conhecer alguns projetos, paradas para fotos e assim o tempo foi passando. Muitos elogiaram o Site Silvan Alves, muito visto na cidade.

Fomos convidados para conhecer o projeto do ex-jogador de futebol, Celsiney (Ney Mineiro – parou aos 33 e teve passagem por vários clubes, inclusive no Qatar). Ele tem a intenção de construir um clube e fazer sua parte social, também apoiando modalidades esportivas, pois escolheu Antônio Prado para morar e onde se casou também. Por enquanto estão prontos a quadra de areia (areia veio de praia fluminense), a área de lazer e de encontros e o campo de futebol (onde tem aula para a criançada), tudo liberado para a comunidade e os clientes de sua academia, que funciona em um prédio na mesma região. “Quero virar político para ajudar mais, fazer mais, dando melhor qualidade de vida social e lazer a nossa gente” disse

Outro convite foi do Sr. Gilson Gonçalves, para conhecer a fábrica de caramelos que produz há cinco décadas, passando do tio para o pai e para filho. O pai de Gilson ,hoje com 92 anos de idade ainda vai à fábrica. Os produtos chegam inclusive em mercados de Muriaé. Gilson emprega sete pessoas, todas precisam estar fazendo faculdade para trabalhar lá, e tem vantagem, no dia de prova, liberação mais cedo. Gilson é um bancário aposentado.

O almoço foi no Restaurante da Margarida, na Praça Principal. Sempre simpática, elogiou nossa visita e claro não deixou sair sem almoçar, também muito atenciosa a sua funcionária, a Patrícia. Visitamos também o prédio da Polícia Militar, e lá fomos informados pelo Cabo Almeida, que há muitos anos não é registrado ocorrência de crime violento, e que um dos últimos registros, tratava de uma ameaça.

Fonte: Silvan Alves